Com o curso, os técnicos de segurança se tornam multiplicadores do programa, compartilhando o conhecimento com os demais servidores da Comurg que atuam nos diversos serviços de limpeza urbana. Objetivo é garantir a eficiência nos procedimentos para evitar acidentes

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), em uma parceria
inédita com a Escola Senai Vila Canaã, promoveu, no início de fevereiro,
o curso Segurança no Trabalho em Atividades de Limpeza Urbana e Manejo
de Resíduos para todos os técnicos de segurança da empresa.O curso, com duração de 40 horas semanais, foi dividido em duas
turmas e contou com aulas práticas e teóricas, com o objetivo de
garantir a segurança dos trabalhadores, especialmente aqueles que lidam
diariamente com atividades de limpeza urbana.

Segundo a diretora do Senai Vila Canaã, Aliana Calaça, o objetivo do programa foi capacitar os profissionais que atuam na área de segurança e saúde no trabalhador. O curso focou em pautas como os perigos e riscos inerentes às atividades desenvolvida, ética e cidadania, importância da ética na vida profissional, direitos e deveres do cidadão, legislação de segurança e saúde no trabalho, e ainda apresentou de forma prática e didática a  Norma Regulamentadora (NR) 38, que garante as condições de segurança e saúde dos trabalhadores nas atividades de limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

O gerente dos Serviços Especializados em Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt), Wanderson Diego, ressaltou a importância de fornecer informações e qualificação contínua aos servidores da Comurg. Ele explicou que, à medida que os técnicos de segurança são capacitados, eles interagem diariamente com os trabalhadores nas ruas, garantindo que as normas de segurança sejam cumpridas. “Esses técnicos atuam como multiplicadores das orientações sobre segurança no trabalho”, destacou.

A técnica de segurança Carla Maria falou da importância de aprender a forma correta de uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), criando metas e aumentando a motivação para lidar com os trabalhadores na linha de frente dos serviços operacionais. “Tudo contribui para garantir mais segurança e conforto aos trabalhadores”, afirmou. 

Fotos: Luciano Magalhães