Ação visa desobstruir locais públicos com acúmulo de resíduos vegetais em diversos pontos da capital e garantir o bem-estar da população em circuitos estratégicos que vão do Recanto Campos Dourados ao Conjunto Aruanã II

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou, nesta sexta-feira (23/5), uma operação para remoção de massa verde, em um esforço concentrado para eliminar o excesso de galhos, entulho e vegetação acumulado em ilhas de ruas e avenidas em diferentes pontos da capital. O objetivo é desobstruir as vias públicas e áreas de convivência afetadas pelo acúmulo de resíduos vegetais, principalmente provenientes de podas de árvores e da roçagem do mato.

As equipes estão distribuídas por cinco regiões estratégicas, desde setores como Recanto Campos Dourados e Faiçalville até os conjuntos Riviera e Aruanã II. Bairros como Jardim Nova Esperança, Setor Santos Dumont, Residencial Rio Verde e o Complexo da Pecuária também estão incluídos na rota da limpeza pesada.

A força-tarefa da Comurg conta com um arsenal de duas pás carregadeiras, cinco retroescavadeiras, quatro bobcats, 13 caminhões truck, um caminhão prensa e 12 tratores de pneu, além de vans e diversos equipamentos menores, como sopradores e roçadeiras costais. Para a execução da operação, 84 servidores estão mobilizados, entre chefes de divisão, fiscais de turma, operadores de máquinas e equipes de roçagem e varrição manual.

Segundo o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, há um grande número de garis nas ruas colaborando para eliminar os pontos de abandono e garantir a fluidez do tráfego. “A mobilização é intensa e demonstra o comprometimento da companhia em oferecer um serviço de qualidade à população”, afirma.

Cleber destaca que a remoção da massa verde é essencial para a saúde urbana e o bem-estar dos cidadãos. O acúmulo de galhos, folhas e outros resíduos vegetais pode obstruir bueiros e servir de abrigo para animais peçonhentos. “A vegetação desordenada compromete a visibilidade de motoristas e pedestres, aumenta os riscos de acidentes e contribui para a sensação de abandono e a desvalorização dos bairros”, afirma.

Fotos: Comurg

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia