A Prefeitura de Goiânia reforçou equipes operacionais de limpeza para remover árvores caídas após as fortes chuvas que ocorreram no domingo (12/01). O serviço é realizado pela Companhia de Urbanização (Comurg), que faz a raspagem de lama e a retirada de entulhos acumulados pela enxurrada.

O maior índice de ocorrências foi registrado na região do Setor Universitário, na Rua 10 com a Avenida Marginal Botafogo. No local, a Comurg realizou, de imediato, a retirada da árvore que havia caído no trecho central da via e, nesta manhã, continua com a poda dos galhos para evitar novas quedas e melhorar a visibilidade na região.

Nos demais pontos críticos da cidade, a Companhia priorizou a retirada de árvores que bloqueavam o fluxo de vias e calçadas, procedendo com a remoção em seguida. Os trabalhos continuam em outros bairros, com varrição, raspagem e limpeza de sarjetas em locais onde há acúmulo de lama e sujeira junto aos meios-fios.

No total, ocorreram quedas de sete árvores e dois galhos na Avenida Leste-Oeste com Rua Formosa, Setor Campinas; Rua BF, Bairro Floresta; Avenida Marginal, Setor Sul; Rua 1007, Setor Pedro; Rua DF, Setor Chácara do Governador; e ainda duas na Rua 220, Setor Universitário.

O prefeito de Goiânia, Sandro Mabel, vistoriou a região afetada pelas chuvas e acompanhou as equipes de limpeza e remoção de entulhos. “Reforçamos o compromisso de limpar Goiânia em 100 dias, por isso é importante que o cidadão entre em contato com a Comurg por telefone e pelas redes sociais assim que notar alguma árvore caída ou outro tipo de sujeira”, comenta.

Como medida preventiva, Mabel ressaltou que as equipes continuarão realizando monitoramento por toda a cidade em baixadas de córrego e cabeceiras de ponte, já que há previsões de mais chuvas nos próximos dias.

Nas ocorrências em que o galho está em contato com a fiação elétrica, é necessário o apoio da Equatorial para desligar a rede de energia e garantir a segurança dos colaboradores. Caso uma árvore caia em via pública, o cidadão pode entrar em contato com a Comurg pelo WhatsApp (62) 99855-8555.

Fotos: Saulo Hermínio

comurg

goiania

limpeza