Cata-treco mantém ritmo de trabalho e atende 360 residências no feriado de Carnaval

Expectativa é que sejam coletados gratuitamente cerca de 1.440 móveis e eletrodomésticos inservíveis em Goiânia
Serviço gratuito de recolhimento de bens inservíveis em domicílio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), o Cata-treco vai funcionar normalmente durante o feriado prolongado de Carnaval, e prevê o atendimento de 360 Ordens de Serviço (OSs) agendadas de sábado (10/02) até quarta-feira (14/02). A expectativa é que sejam coletados no período cerca de 1.440 objetos, considerando a média de quatro itens por residência.
“Pedimos apenas que, se possível, os moradores deixem bens como guarda-roupas e camas desmontados, para agilizar a coleta. As casas que receberão nossas equipes já foram devidamente comunicadas”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges. O Cata-treco é o serviço mais requisitado da Companhia, e em 2023 recolheu mais de 60 mil móveis e eletrodomésticos indesejados em Goiânia.
Os “trecos” são encaminhados às cooperativas de reciclagem parceiras da Prefeitura e se transformam em renda para centenas de famílias goianienses através do aproveitamento de peças. A lista de bens descartados pela população conta com mais de 200 itens, dentre sofá, cadeira, colchão, mesa, geladeira, armário, tanquinho e ventilador.
“Essa é sem dúvida a maneira mais cômoda e correta de se desfazer de itens domésticos inservíveis. Descartar objetos estragados, velhos ou sem serventia nas ruas, calçadas, lotes baldios e até mesmo em córregos é crime ambiental, polui a cidade, contribui para o mau cheiro e para proliferação do mosquito Aedes Aegypti e de animais peçonhentos”, alerta Alisson Borges.
Fotos: Luciano Magalhães/Saulo Hermínio – Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia