Iniciativa visa garantir o plantio de espécies nativas em espaços públicos da cidade, promovendo a sustentabilidade e economia de recursos

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) deu início à temporada de coleta de sementes de árvores e plantas nativas da cidade. O objetivo é produzir mudas para o plantio em áreas públicas, garantindo a perpetuação das espécies e reduzindo os custos com a aquisição de novos exemplares.

A colheita das sementes é realizada de acordo com a demanda das plantas, que varia entre forrageiras, arbustivas, trepadeiras, palmeiras e árvores. Os trabalhos já foram iniciados em diversas regiões da cidade, como a Avenida do Povo, a Avenida Altamiro de Moura Pacheco e a Praça Central do Conjunto Rio Formoso.

Após a coleta, as sementes passam por um processo de beneficiamento, que inclui limpeza e secagem, antes de serem colocadas para germinar. Em cerca de seis meses, as mudas estão prontas para serem plantadas nos canteiros da cidade.

O período de seca, entre junho e setembro, é o mais propício para a coleta de sementes, com um volume médio de 50 litros coletados. Entre as principais espécies coletadas estão ipês, bálsamo, jacarandá, cambuí, pata de vaca, acácias, brinco de índio, caraíba, resedá gigante, nó de porco, pau formiga, pau ferro, sibipiruna, sabãozinho, moringa, lanterneiro, jambo do pará, segavê, aroeira pimenta, oiti e cedro.

Foto: Saulo Hermínio

comurg

gari

goiania