A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) limpou 190 lotes baldios na capital durante o mês de outubro de 2025. O número corresponde à execução de roçagem, raspagem e retirada de entulho em terrenos autuados pela fiscalização ambiental da Prefeitura de Goiânia. Entre os dias 1º e 31 de outubro, a companhia concentrou as ações em cinco regiões. Do total de áreas atendidas, 122 lotes passaram pelo serviço de roçagem e 68 receberam raspagem com remoção de entulho.

No Jardim Pompeia, a Comurg roçou 55 lotes e raspou outros 21. No Jardim América e adjacências, foram 26 roçados e 10 raspados. Na Vila Aurora, 21 lotes receberam roçagem e 22 passaram por raspagem com retirada de entulho. O Jardim Curitiba contabilizou 18 roçados e 6 raspados. Já o Jardim Novo Mundo registrou 9 lotes roçados e 2 raspados.

Além da limpeza, a Comurg vistoriou 341 lotes no período. Desses, 39 apresentaram vegetação abaixo de 40 centímetros e 112 foram classificados como limpos, cercados, murados ou edificados. Os demais correspondem aos que receberam os serviços de roçagem ou raspagem.

A prefeitura reforça que a manutenção de lotes e demais áreas particulares limpas, cercadas e bem cuidadas é de responsabilidade exclusiva dos proprietários, conforme estabelece o Código de Posturas do Município.

A Comurg realiza a limpeza quando é acionada pela fiscalização ambiental, que notifica e dá prazo para a regularização da situação do terreno pelo proprietário. Denúncias de lotes abandonados ou em situação irregular podem ser registradas de forma rápida e prática por meio do Aplicativo Prefeitura 24h.

Companhia de Urbanização (Comurg) – Prefeitura de Goiânia