Comurg produz 2.368 pisos táteis por mês e promove acessibilidade dos espaços públicos de Goiânia

A Fábrica de tijolos é instalada na sede da companhia e segue a legislação vigente que exige a aplicação do elemento arquitetônico para melhorar a circulação de pessoas com deficiência visual
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), tem sua própria fabricação do ladrilho chamado piso tátil. Ele tem como finalidade, promover acessibilidade arquitetônica em toda cidade. A média mensal de fabricação é de 2.368 unidades que são destinadas a praças, passarelas e outros passeios nos espaços públicos.
“É importante destacar que instalamos os pisos conforme normas e critérios técnicos, desde nossa fabricação até a instalação nas praças construídas e revitalizadas. O objetivo é melhorar as condições de acessibilidade”, afirma o presidente da Comurg, Alisson Borges.
O ladrilho é composto por cimento, areia média e brita zero, o que dá alta resistência e durabilidade ao produto. A medida comum do piso tátil direcional é 25x25cm. Há dois tipos de pisos: o direcional, que orienta pessoas com deficiência visual ao longo de um percurso determinado.
Já o piso de alerta é para advertir de situações de risco ou perigo, além de identificar mudança de direção. Nas faixas de travessia o piso tátil alerta é instalado no sentido perpendicular ao deslocamento. Em 2023, a Comurg fabricou 28.425 unidades de piso tátil, reforçando o compromisso contínuo da instituição em promover ambientes urbanos mais inclusivos.
“Esse processo de fabricação envolve técnicas especializadas e materiais de alta qualidade, garantindo a durabilidade e eficácia do produto final. Ao instalá-los em calçadas, praças, estações de transporte público e outros locais de grande circulação, a Comurg está contribuindo significativamente para tornar a cidade mais acessível e inclusiva para todos os cidadãos”, afirma o presidente Alisson Borges.
Fotos: Luciano Magalhães/Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia