A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), intensificou podas preventivas e remoções emergenciais de árvores nas vias públicas da capital. Somente no mês de janeiro, foram executadas 16.427 podas preventivas, incluindo intervenções de pequeno, médio e grande porte. A iniciativa reduz transtornos e riscos causados pela queda de galhos, além de preservar a segurança da população durante o período de chuvas intensas.

As ações fazem parte de um trabalho contínuo de manejo da arborização urbana, que prepara a cidade para o período de tempestades e reduz o risco de quedas de galhos e árvores sobre residências, redes elétricas, veículos, pedestres e animais. Dentro desse total, 1.305 podas de limpeza foram realizadas apenas na última semana do mês. O balanço mensal da Central de Operações da Comurg também registra a remoção de 191 árvores caídas, além de 261 árvores mortas e 184 ocorrências de galhos quebrados.

Nesses casos, a Comurg atua com rapidez para evitar acidentes e garantir a liberação de vias públicas. As regiões com maior número de ocorrências de quedas de árvores incluem o Jardim Presidente e o Setor Oeste, enquanto os setores Bueno e Parque Santa Cruz concentraram maior demanda por retiradas. A Companhia mantém equipes em regime de plantão, com atuação nos períodos diurno, noturno e em escala 12×36, assegurando atendimento contínuo às demandas registradas. Solicitações de serviços e comunicações de acidentes podem ser feitas pelo aplicativo Gyn 24h, disponível para todos os modelos de celulares.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia