Prefeitura de Goiânia tem 5 Ecopontos para descarte de pneus no combate à dengue
14 de março 2024
Última atualização: 19 de março 2024 às 15h57

Administrados pela Comurg e AMMA, os espaços recebem materiais como sobras de construção civil de reformas domésticas além móveis e eletrodomésticos inservíveis e se tornaram aliados na guerra contra o mosquito Aedes aegypt
Em uma iniciativa da Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), cinco Ecopontos são disponibilizados para o descarte seguro de resíduos na Capital. Esses locais gerenciados pela Comurg e Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) recebem materiais diversos, desde sobras de construção civil até móveis antigos e também pneus em pequenas quantidades, se tornando importantes aliados na batalha contra o Aedes aegypti, mosquito transmissor de doenças como dengue, zika e chikungunya.
“Diariamente, a Comurg recebe denúncias de cidadãos que testemunham o descarte inadequado de pneus em locais impróprios. Por isso, é crucial que todos conheçam a facilidade de descartar esses itens nos Ecopontos”, ressalta o presidente da Companhia, destacando que o serviço está disponível para o cidadão comum que precisa se livrar de pneus sem utilização.
Já os grandes geradores desse tipo de resíduo devem seguir a legislação referente à logística reversa da respectiva cadeia produtiva. Os Ecopontos estão estrategicamente localizados nos bairros Jardim Guanabara II, Setor Faiçalville, Jardim São José, Residencial Campos Dourados e Parque Eldorado Oeste. O horário de funcionamento é das 7h às 22h, todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, sem a necessidade de agendamento prévio.
Essa semana, a Companhia divulgou dados que mostram um aumento alarmante de descarte irregular de lixo em Goiânia, que ultrapassou a média mensal de 50 mil toneladas para mais de 74 mil toneladas.
Esse cenário tem demandado uma ação mais efetiva por parte da Prefeitura para combater esse problema que afeta diretamente a qualidade de vida da população. Diante do cenário, a Comurg intensificou o monitoramento nos pontos críticos da cidade, mapeando 30 novos locais onde o descarte clandestino tem sido frequente, saindo de 125 pontos para 155.
Confira abaixo os endereços dos Ecopontos:
– Jardim Guanabara II: Rua GB-5 com Rua GB-6; – Setor Faiçalville: Avenida Nadra Bufaiçal com Avenida Madri APM;
– Jardim São José: Rua Frei Nazareno Confaloni com Rua Irmã Maria Bernarda;
– Residencial Campos Dourados: Rua São João Del Rei APM 07;
– Parque Eldorado Oeste: Rua elo 43, APM 10, Setor Eldorado Oeste. Funcionamento: das 7h às 22h.