Ação de gestão gera impacto em otimização do serviço em pontos estratégicos; com mais esta ação, já são mais de 1,2 movimentações dentro de áreas de atuação, com geração de economia aos cofres públicos

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) realocou 178 garis para reforçar imediatamente as equipes de varrição da capital. A ação dá continuidade ao plano de readequação da Companhia, que já havia transferido, numa etapa anterior, 236 trabalhadores dos Viveiros e do setor de Obras para fortalecer as frentes de varrição em diferentes regiões da cidade.

Os Trabalhadores de Limpeza Urbana (TLU) e de Limpeza Pública (TLP), remanejados nesta segunda-feira (03/11), estavam em desvio de função, à disposição das gerências de Infraestrutura e de Transporte. Os servidores recebiam complementos ou adicionais para que pudessem ocupar outras funções. Com a decisão, agora retornam aos cargos de origem do concurso prestado, em uma iniciativa que busca maior eficiência operacional e economia para os cofres públicos.

A decisão foi tomada após um diagnóstico operacional apontar que algumas bases de varrição de Goiânia operavam abaixo da capacidade ideal. O principal objetivo da medida é otimizar os serviços de limpeza urbana.

Com a realocação, a Comurg reduz o pagamento de complementos e adicionais de função e reduz ainda mais o valor final da folha salarial. A reorganização também visa equilibrar a distribuição dos trabalhadores, otimizar as rotas de varrição e garantir que cada dupla de varredor e catador percorra, em média, quatro quilômetros por dia.

Atualmente, Goiânia conta com 38 Pontos de Apoio (PAs) para os garis, monitorados em tempo real pelo sistema da Central de Operações da Comurg. A ferramenta permite avaliar o desempenho individual de cada unidade e ajustar as rotas conforme a demanda da cidade, garantindo uma cobertura mais eficaz.
Desde que o novo sistema de medição foi implementado, ao menos 19 P.A.s já alcançaram a meta de mais de 70% de aderência, o que aumenta o rendimento do serviço oferecido e o trabalho já é percebido pelo contribuinte. Uma Pesquisa de Satisfação no formato NPS é realizada pela Equipe de Orientação da Comurg, com 16 profissionais espalhados em bairros diferentes, para identificar os pontos mais críticos da varrição. O trabalho já revelou melhorias contínuas desde as mudanças realizadas no esquema, o que revela impacto positivo das movimentações.

GESTÃO DE RECUPERAÇÃO


Entre servidores TLU e TLP que estavam “emprestados” a outros setores dentro da companhia, somente desde o início de 2025 até agora, foram 1,2 mil pessoas remanejadas e devolvidas à atividade para qual prestou o concurso. A medida, realizada por etapas, garante que o trabalho já realizado seja ainda mais fortalecido e com melhor eficiência, além de gerar economia, já que, com os desvios de funções, havia cargos que contemplavam o pagamento de complementos ou adicionais aos salários.

O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, destaca que essa é mais uma importante etapa do processo de readequação da Companhia, com foco em eficiência, equilíbrio operacional e melhor prestação de serviços à população.

Companhia de Urbanização de Goiânia – Comurg