A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), iniciou, nesta segunda-feira (26/1), uma operação de limpeza e manutenção geral nas dependências do Parque Zoológico de Goiânia. O trabalho prioriza a roçagem em determinados locais, para ampliar a visibilidade e reforçar a segurança de visitantes, servidores e animais.

“É importante ressaltar que a vegetação alta em alguns partes dos recintos de determinados animais não é falta de manutenção, mas estratégia de bem-estar para essas espécies. O mato alto, junto a pedras, troncos e árvores, são estrategicamente colocados lá. Assim como no ambiente natural, isso serve de abrigo, refúgio e local para os animais descansarem ou se esconderem quando não querem ser vistos, ou seja, expressarem livremente seus comportamentos”, explica o secretário executivo da Secretaria de Gestão de Negócios e Planejamento (Segenp), José Neto.

Equipes da Comurg realizam manutenção preventiva e limpeza geral nas áreas verdes do Zoológico para garantir conservação

O plano de ação envolve corte de grama, limpeza das áreas verdes e recolhimento imediato de todos os resíduos gerados. Além de revitalizar o aspecto visual do local, a medida promove condições sanitárias adequadas e preserva o bem-estar, com equipamentos específicos e acompanhamento técnico para assegurar que a movimentação das máquinas não prejudique a rotina dos animais e o fluxo de pessoas.

A manutenção preventiva ocorre de forma estratégica para mitigar os efeitos das chuvas constantes, que aceleram o crescimento da vegetação. Tal intervenção faz parte de um conjunto de procedimentos contínuos que visam manter o Zoológico como uma opção segura de lazer e educação ambiental para todos.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia