Comurg finaliza novos contratos e amplia estrutura operacional para reforçar zeladoria urbana
A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) finaliza a formalização de novos contratos para locação de maquinários, veículos e mão de obra especializada, com o objetivo de fortalecer e garantir a continuidade dos serviços de manutenção e zeladoria urbana em todas as regiões da capital.
O modelo adotado prevê que as empresas vencedoras forneçam os veículos e parte da mão de obra, enquanto motoristas do quadro efetivo da Companhia seguem operando o restante da frota. Todos os novos veículos atendem às normas ambientais vigentes e vão contribuir para uma operação mais limpa e silenciosa nas vias públicas.
A contratação de novos equipamentos ocorre após mais de 24 meses sem reposição de maquinários. A atual gestão assumiu a Companhia com processos e contratos suspensos por determinações de órgãos de controle, além de um déficit significativo de máquinas e equipamentos adequados para atender à demanda de Goiânia. Esse cenário vinha impactando diretamente a regularidade de serviços essenciais, como roçagem, poda, limpeza urbana e recolhimento de resíduos.
Para reestruturar a operação, os novos contratos somam 167 equipamentos distribuídos entre caminhões, máquinas pesadas, tratores e veículos de apoio operacional.
Na linha de caminhões são 75 unidades distribuídas em diferentes frentes de serviço e com atuação em dois ou três turnos de trabalho. Entre eles, estão 12 caminhões toco carroceria com cabine suplementar, sendo 9 com mão de obra para três turnos e 3 para dois turnos. A frota inclui ainda 5 caminhões toco caçamba basculante e 23 caminhões truck caçamba basculante, todos com operação em três turnos.
Também integram o contrato 1 caminhão toco poliguindaste simples (três turnos) e 4 caminhões truck poliguindaste duplo articulado, dos quais 2 atuam em três turnos e 2 em dois turnos. Para os serviços de irrigação e lavagem, há 1 caminhão truck pipa com jato e 9 caminhões truck pipa para irrigação, todos com operação em três turnos.
A estrutura conta ainda com 8 caminhões com implemento cesto aéreo de 10,5 metros (1 em três turnos e 7 em dois turnos) e 2 caminhões com implemento cesto aéreo de 17 metros, ambos com três turnos. Somam-se à frota 3 caminhões truck guindaste articulado (2 em três turnos e 1 em dois turnos), 1 caminhão toco comboio com três turnos e 6 caminhões toco com triturador de galhos, também com operação em três turnos.
Entre as máquinas pesadas e equipamentos de apoio estão são 47 unidades, entre 2 mini carregadeiras (três turnos), 1 mini retroescavadeira (três turnos), 6 pás carregadeiras de rodas (três turnos), 3 retroescavadeiras (três turnos), 2 retroescavadeiras com destocador (dois turnos), 16 tratores de pneus com roçadeira (três turnos), 4 tratores de pneus (três turnos) e 13 tratores podadores giro zero.
A estrutura contempla ainda 45 veículos de apoio logístico, como 15 vans com carreta para reboque, 2 ambulâncias tipo A (com mão de obra para dois turnos), 1 furgão utilitário, 15 picapes cabine dupla, 6 veículos sedan e 6 motocicletas 149cc, que dão suporte às frentes de serviço em todas as regionais.
O contrato prevê o fornecimento de veículos e maquinários novos. Nos casos em que não houver disponibilidade imediata, as empresas têm prazo de até 120 dias para substituição pelos equipamentos definitivos, podendo disponibilizar provisoriamente veículos usados para garantir a continuidade dos serviços. Parte das máquinas de pequeno porte, como tratores de roçagem, já opera com unidades novas, enquanto as máquinas pesadas seguem cronograma de entrega contratual.
Os contratos foram celebrados com as empresas Tecpav Tecnologia e Pavimentação LTDA, Maas Serviços LTDA e LocaTudo Locadora LTDA, observando critérios técnicos e trâmites legais.
De acordo com o presidente da Comurg, Cleber Aparecido, a locação representa medida estratégica e economicamente viável, pois evita a imobilização de recursos na aquisição de frota própria, assegura manutenção contínua e permite substituição imediata quando necessário. “Com a nova estrutura mais moderna, a Companhia amplia a capacidade de roçagem, limpeza urbana, poda preventiva, recolhimento de resíduos e manutenção de áreas públicas, e assim, teremos mais regularidade, agilidade e qualidade na prestação dos serviços à população”, destacou.
Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia
