Companhia de Urbanização de Goiânia inicia plantio de 550 árvores em avenidas da região oeste
O plantio das mudas é realizado durante o período chuvoso, entre outubro e fevereiro, quando a irrigação natural facilita o desenvolvimento das novas árvores
A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), iniciou a reposição de mudas de árvores nos canteiros centrais das avenidas da região Oeste da capital. A ação, que teve início nesta semana, prevê o plantio de aproximadamente 550 mudas de espécies típicas do Cerrado e outras ornamentais ao longo dos próximos dias.
As mudas, que possuem entre 1 e 2 metros de altura, incluem espécies como Ipês, Resedá, Bálsamo, Pau-ferro, Jacarandá-mimoso, Acácias, Pau-brasil, Cega-machado, Flamboyant Régis, Pata-de-vaca e Oitis. Cultivadas nos viveiros mantidos pela Comurg, elas possuem características adaptadas ao clima do Cerrado, com capacidade de florescimento e sombreamento durante o ano.
De acordo com o coordenador dos viveiros da Comurg, Luiz Sávio, o objetivo é repor falhas nos canteiros e ampliar a arborização urbana, contribuindo para a melhoria e valorização dos espaços públicos. “As árvores garantem sombra e conforto térmico em diversas áreas da cidade, além de complementarem o paisagismo urbano com sua estética robusta e resiliente”, destacou.
Entre os locais que já receberam as novas árvores estão:
• Avenida Gercina Borges Teixeira, nos bairros Vera Cruz, Jardim São José e Monte Pascoal;
• Avenida Noel Rosa, no Vera Cruz II;
• Avenida Brasil, no Jardim do Cerrado;
• Avenida Orlando Marques de Abreu, no Solar Bougainville e Recanto das Emas.
O plantio das mudas aproveita o período chuvoso, que favorece o enraizamento e o desenvolvimento das árvores. A expectativa é que essas ações de replantio contribuam para o aumento da cobertura verde de Goiânia, proporcionando maior conforto térmico e uma paisagem urbana mais harmoniosa para os moradores da capital.
Fotos: Comurg