Coleta seletiva bate recorde de toneladas recolhidas e demonstra eficiência no serviço e comprometimento da população

A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), comemora um significativo avanço no recolhimento de materiais recicláveis nos últimos dois anos. Em 2023, o registro aponta um incremento expressivo comparado ao ano anterior, totalizando 30.402 toneladas coletadas, um aumento de 4.869 toneladas enviadas às Cooperativas.

Rodolpho Bueno, presidente da Comurg, aponta que o investimento em qualificação e melhoria dos serviços de coleta seletiva foi determinante para esses resultados positivos. “Apenas nos primeiros quatro meses deste ano, 7.502 toneladas já foram recolhidas, mantendo um índice elevado de eficiência”, detalha Bueno.

A média mensal de recolhimento passou de 2.157 para 2.533 toneladas quando comparados os anos de 2022 e 2023, representando uma significativa redução na quantidade de resíduos enviados para aterros. A coleta de 2,5 mil toneladas de resíduos recicláveis mensais é distribuída em cinco circuitos, com frequência variada para atender diferentes bairros.

Bueno destaca que a prática da coleta seletiva, realizada porta a porta, é essencial para a preservação dos recursos naturais, a redução da poluição urbana e o fomento de empregos e renda. Ele ressalta que a colaboração da população tem sido fundamental para o alcance desse saldo positivo.

Para mais informações sobre os circuitos de coleta seletiva, acesse o portal da Companhia Urbana de Comurg. O agendamento do Cata-Treco pode ser feito através do telefone (62) 9 9855-8555 ou pelo aplicativo 24h da Prefeitura de Goiânia.

Fotos: Luciano Magalhães