A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) iniciou um trabalho paisagístico em 800 espécimes de guarirobas e palmeiras em avenidas estratégicas da capital. A intervenção, que começou na Avenida Assis Chateaubriand e se estende por vias como a T-7 e a Avenida Goiás Norte, tem como objetivo principal adequar a estética e garantir a manutenção adequada das árvores.

“O processo é fundamental para proteger a vegetação, garantir a segurança dos cidadãos e otimizar o aspecto visual das vias públicas”, destaca o presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos.

A poda realizada nestas árvores não é classificada como drástica, sendo essencialmente uma poda de limpeza e manutenção com foco estético. As ações principais incluem retirada de folhas secas e danificadas, principalmente nas palmeiras, como as Imperiais na Av. Goiás Norte e as unidades na Av. 85.

O objetivo é remover palhas e folhas mortas ou que apresentem sinais de doenças. Isso garante o desenvolvimento adequado das espécies e, de forma imediata, elimina material que possa representar risco à população.

Nas palmeiras, o tronco e o topo são limpos, enquanto nas guarirobas (presentes na Av. T-7 e T-63), a poda se concentra na limpeza da copa para melhorar o fluxo de ar e luz, além de eliminar ramos que possam interferir na fiação elétrica ou dificultar a passagem.

A remoção dos excessos garante que a árvore mantenha sua estrutura saudável e resistente. Ao elevar a copa e limpar o tronco, cria-se um espaço seguro para a circulação de pedestres e veículos.

Comurg realiza poda em palmeiras e guarirobas: remoção dos excessos garante que a árvore mantenha sua estrutura saudável e resistente

Companhia de Urbanização (Comurg) – Prefeitura de Goiânia