Desde o início do ano, 118 mil mudas de flores, árvores, plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e palmeiras foram plantadas em todas as regiões da cidade

A Companhia de Urbanização (Comurg) produziu mais de 250 mil mudas nos quatro viveiros da companhia desde janeiro deste ano. As flores, árvores, plantas ornamentais, trepadeiras, arbustos e palmeiras são utilizadas pela Prefeitura de Goiânia nos ajardinamentos dos canteiros das avenidas e praças da cidade.

Deste total, foram produzidas 80 mil mudas ornamentais, 60 mil unidades de forração, 15 mil entre trepadeiras e arbustivas, 20 mil árvores de pequeno, médio e grande porte e 5 mil mudas de palmeiras. Após o plantio, as equipes realizam manutenção, limpeza geral, capina manual, controle de pragas, remoção de lixo e coroamento de mudas arbóreas.

A Comurg utiliza a técnica de estaquia, um método econômico, rápido e simples, que tem contribuído para o aumento da produção. O processo de reprodução inclui as principais fases de seleção da planta-mãe, preparação do material e ferramentas, coleta dos ramos e, por fim, preparação das estacas.

Na segunda quinzena de fevereiro, equipes realizaram cultivo ornamental na Praça do Ipê, no Setor Bueno. A Praça Tropical, na Avenida Ravena, no Residencial Eldorado, e as praças dos bairros Goiá e São Francisco recebem mudas arbustivas.

Já receberam mudas a Praça da Bandeira, no Bairro Goiá; a Praça Félix de Bulhões, no Parque Anhanguera; e a Praça Presidente Juscelino Kubitschek, na Avenida JK com Presidente Dutra. A Praça do Ratinho, no Setor Sul, e a Praça da Avenida Nadra Bufaiçal com a Rua F-4, no Setor Faiçalville, receberam replantio para reposição de falhas nos canteiros.

A Praça das Artes, no Jardim Goiás; a Praça Almirante Tamandaré, no Setor Oeste; a Praça da Rua Aleixo M. Chaveiro, no Residencial Sonho Dourado; a Praça da Rua Illinois; e o canteiro central da Avenida Hamburgo, ambos no Jardim Novo Mundo; além da Avenida João Elias Caldas, no Setor Pedro Ludovico, são outros espaços que já receberam plantio e reposição de mudas.

Foto: Luciano Magalhães Diniz

Legenda: Viveiros da Comurg produzem mais de 250 mil mudas desde o início do ano: neste período, 118 mil foram plantadas em todas as regiões da cidade

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia