Comurg usa meritocracia pela primeira vez para preencher funções de liderança

A medida faz parte das novas práticas organizacionais da Comurg, o que visa coibir indicações políticas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 28 de julho a 08 de agosto no link: https://forms.gle/U6iKagDAeWN4p4vu5
Com o objetivo de profissionalizar e aumentar a eficiência na entrega dos serviços, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), lança edital de Processo de Oportunidade Interna (POI) para selecionar servidores efetivos interessados em ocupar o cargo de supervisor operacional, por meio do sistema de meritocracia. A seleção é um protótipo e será uma prática comum na empresa. A medida é baseada em critérios técnicos, objetivos e comportamentais, alinhados à estratégia da atual gestão.
A Comurg mantém 51 Pontos de Apoio (P.A.s) em regiões diferentes da cidade para descentralizar os serviços operacionais e otimizar a rotina diária dos trabalhadores. Nesta primeira etapa, participam os trabalhadores lotados nos P.A.s dos setores Finsocial, Jardim Curitiba, Santa Genoveva, Vila Nova, Jardim Novo Mundo, além do Viveiro Buritis, do Aterro Sanitário, da Gerência de Transporte e da Gerência de Infraestrutura.
O presidente da Companhia, Cleber Aparecido Santos, destacou que ao implantar a meritocracia e reconhecer o desempenho dos colaboradores, a Comurg busca fortalecer e promover a valorização interna, além de pôr fim às indicações políticas . “Vamos valorizar o desempenho real de cada colaborador, estimular os trabalhadores a buscar crescimento, fortalecer a estrutura administrativa da empresa e acabar com as indicações políticas”, comentou.
O processo é exclusivo para servidores efetivos com pelo menos 10 anos de exercício na Companhia. Além disso, o candidato não pode ter faltas injustificadas nos últimos seis meses, nem responder a processos disciplinares ou ter histórico de ações judiciais contra a empresa. Além disso, ter um perfil comportamental alinhado com a função de liderança a que se candidata. Os aprovados receberão as gratificações correspondentes ao cargo.
A seleção ocorre em seis etapas. São feitas análise de requisitos, avaliação comportamental e pontuação por tempo de serviço; seguidos por qualificações e conduta funcional. O critério de desempate será a antiguidade no cargo.
Saiba mais:
Processo de Oportunidade Interna – Comurg
Edital Interno nº 01/2025
Seleção para função de Supervisor
Inscrições abertas
De 28/07 a 08/08/2025
Requisitos básicos
- Ser empregado efetivo da Comurg
- Não possuir faltas injustificadas nos últimos 6 meses
- Não responder a processo administrativo ou ação contra a Comurg
- Escolaridade mínima exigida (conforme área da vaga)
- Perfil comportamental compatível com função de liderança
Vagas disponíveis para:
- Supervisão administrativo de processamento/controle – Matriz
- Supervisão operacional do P.A varrição diurno – Finsocial
- Supervisão operacional do P.A varrição diurno – Jd. Curitiba
- Supervisão operacional do P.A varrição diurno – Sta. Genoveva
- Supervisão operacional do P.A varrição noturno – Vila Nova
- Supervisão operacional do P.A varrição noturno – Jd. N. Mundo
- Supervisão operacional de viveiro diurno – Buriti Sereno
- Supervisão operacional de manutenção – Matriz
- Supervisor de frente de operação – Aterro
Critérios de avaliação e pontuação
Qualificação complementar – até 30 pts
- Ensino médio: 5 pts
- Superior cursando: 10 pts / Superior concluído: 15 pts
- Cursos de capacitação: 5 pts por curso (máx. 15 pts)
Avaliação comportamental (entrevista) – até 50 pts
- Muito satisfatório: 50 pts
- Satisfatório: 30 pts
- Razoável: 10 pts
- Insatisfatório: 0 pts (desclassificação)
Conduta profissional – até 20 pts
- Muito satisfatório: 20 pts
- Satisfatório: 10 pts
- Razoável: 5 pts
- Insatisfatório: 0 pts
Etapas do processo
- Inscrição e análise dos requisitos
- Avaliação de conduta funcional
- Avaliação de perfil de liderança (formulário + entrevista)
- Publicação do resultado
- Homologação e nomeação
- Estágio probatório de 90 dias
📄 Consulte o edital completo para mais detalhes
Fotos: Comurg
Companhia de Urbanização de Goiânia – Comurg