Nos dias de ação, são retirados até 500 quilos de lixo dos leitos de mananciais da cidade, incluindo materiais como sacolas plásticas, garrafas, pneus e até móveis abandonados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização (Comurg), iniciou esta semana a limpeza e a roçagem nos córregos Palmito, Puba, Fundo, Cascavel e Anicuns. A ação recebeu reforço nesta quarta-feira (12/3) no Córrego do Palmito, na Rua Marco Aurélio e na Rua Augusta, no Setor Vila Romana.

A companhia atua no Córrego Capim Puba, entre a República do Líbano e a Avenida Leste-Oeste, no Setor Marechal Rondon; Córrego do Fundo, no Jardim Curitiba; Córrego Cascavel, no Setor Sol Nascente e no trecho do Jardim América. Na sequência, será realizada a limpeza no Córrego Anicuns, entre a Avenida Marechal Rondon e o Setor Gentil Meirelles.

O presidente da Comurg, Cleber Aparecido Santos, destaca que, em 45 dias, já foram realizadas a limpeza e a roçagem de 247 mil metros quadrados de mananciais na cidade. “As atividades abrangem tanto o leito quanto às margens dos cursos d’água, visando garantir a fluidez e a conservação ambiental das áreas urbanas”, afirma.

O controle da vegetação alta proporciona maior segurança nas vias, aumenta a visibilidade no trânsito e elimina possíveis esconderijos para criminosos. A limpeza, que envolve a remoção de substâncias orgânicas e inorgânicas, mato alto, galhos e coleta de entulho, ocorre regularmente, mas é intensificada nos dias de chuvas.

Goiânia conta com 89 cursos d’água mapeados, que são os córregos que demandam cuidados frequentes e exigem monitoramento constante devido à sua extensão e à proximidade com áreas densamente povoadas, o que aumenta a possibilidade de descarte inadequado de resíduos.

“O despejo de resíduos nos córregos por parte de alguns é uma atitude que impacta negativamente toda a comunidade e orientamos que os moradores ajudem a preservar a limpeza e a conservação dos córregos”, afirma o presidente da Comurg.

Fotos: Luciano Magalhães Diniz

Legenda: Prefeitura realiza retirada de lixo e roçagem de mato alto em cinco córregos da cidade

Companhia de Urbanização (Comurg) – Prefeitura de Goiânia