Com as chuvas em setembro, a Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) intensificou o serviço de poda de jamelões em avenidas da capital. As equipes iniciaram, no domingo (6/9), a poda de aproximadamente 350 árvores da espécie na Avenida Aristóteles, no Jardim Mariliza. O trabalho segue até a conclusão de toda a extensão da via.

Outra frente atua na Avenida Antônio Fidélis, no Parque Amazônia, onde cerca de 170 jamelões serão podados. A medida é preventiva e tem como objetivo reduzir o volume de frutos que caem sobre o pavimento durante o período de chuvas.

O jamelão é uma espécie que produz frutos escuros. Quando esmagados pelos veículos, eles deixam o asfalto escorregadio e aumenta o risco de derrapagens e acidentes, especialmente em dias de chuva. A retirada de parte da copa das árvores contribui para diminuir a queda de frutos sobre as pistas e melhorar as condições de segurança viária.

A Comurg já realizou, neste ano, a poda de cerca de 400 árvores, a maioria jamelões, na Avenida Anápolis. A intervenção contemplou os setores Parque das Amendoeiras, Vila Pedroso, Abapuru e Dom Fernando, na Região Leste de Goiânia.

Além da poda de jamelões, a Comurg também realiza intervenções preventivas em outras espécies. O trabalho inclui o corte de galhos com risco de queda, a varrição e o recolhimento dos galhos. Assim, evita que os resíduos obstruam o sistema de drenagem urbana. O cronograma técnico, definido em parceria com a Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), prioriza a saúde das árvores e a segurança da população. Após concluir as ações previstas, as equipes seguem para novos pontos da capital, de acordo com as necessidades identificadas em cada região.

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia