Setor Faiçalville, Setor Três Marias, Vila Aurora, Jardim Botânico, Residencial Flórida e Jardim Guanabara foram alguns dos beneficiados

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), concluiu neste sábado (20/04) uma operação que removeu 25 mil toneladas de entulhos de vias e espaços públicos da capital. Em dez dias, foram atendidos 20 bairros, tais como Setor Faiçalville, Setor Três Marias, Vila Aurora, Jardim Botânico, Residencial Flórida e Jardim Guanabara.

“Recolhemos montes com restos de obras, galhadas, recicláveis e toda sorte de lixo de praças, ruas e calçadas. Dessa forma, desobstruimos e liberamos o trânsito para veículos e pedestres. Em breve, esses endereços serão alvo das nossas equipes de fiscalização e orientação, para garantir que permaneçam limpos”, afirma o diretor de Limpeza Pública da Comurg, Alzirio Barbosa.

Alzirio destaca que os entulhos são resultado da falta de consciência de uma parcela dos moradores que realiza o descarte irregular. “Onde tem entulho, tem animais peçonhentos, mosquito da dengue, mau cheiro, poluição visual… É inacreditável, mas tem gente que opta por submeter ela própria e a coletividade a essas condições”, reflete.

Além do trabalho das equipes de orientação nas ruas, a Comurg tem investido em campanhas educativas nas redes sociais com o objetivo de provocar a mudança dos maus hábitos dos goianienses em relação ao lixo. Um levantamento recente da Companhia aponta aumento de 125 para 155 pontos de descarte irregular no município.

“Temos opções gratuitas e facilitadas para a população se desfazer dos mais variados tipos de resíduos. Nossos Ecopontos funcionam todos os dias e recebem pedaços de tijolos e concreto, pneus, óleo de cozinha, etc. Já o Cata-Treco busca móveis e eletrodomésticos inservíveis na casa do solicitante. Os serviços estão aí para serem usados, poupando a cidade de uma série de problemas”, pontua Alzirio Barbosa.

Fotos: Luciano Magalhães

Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) – Prefeitura de Goiânia